top of page

O QUE É A RADIOATIVIDADE?

A radioatividade é a emissão espontânea de partículas ou de radiação por núcleos atómicos instáveis. Designa-se por decaimento radioativo a emissão de partículas com carga ou de fotões, por núcleos radioativos, originando-se outros núcleos estáveis ou ainda radioativos, mas de mais baixa energia. Há três tipos de decaimento radioativo: Decaimento gama, emissão de fotões, decaimento beta, emissão de eletrões e decaimento alfa, emissão de núcleos de hélio.

radioisotopes_med.jpeg
experimento-de-rutherford-particulas-alf

Henri Becquerel e o casal Pierre e Marie Curie partilharam o Prémio Nobel da Física, em 1903, pela descoberta da radioatividade. Mais tarde, o casal Frédéric Joliot e Irène Joliot-Curie (filha do casal Curie) partilhou o Prémio Nobel da Química, em 1935, pela descoberta da radioatividade artificial.

As emissões radioativas foram detetadas pela primeira vez, em 1893, por Henri Becquerel. Becquerel pegou na descoberta dos raios X através das fluorescência produzida em determinados materiais, realizada no ano anterior por Roentgen. Ao experimentar o processo inverso, emissão de de raios X a partir da fluorescência de sais de urânio, notou que estes sais emitiam uma radiação penetrante, estava cada vez mais perto da descoberta da radioatividade.

12350_2017_998_Figa_HTML.gif.png
IreneJoliotCurie_DISCOVERY_asset13.jpg

À esquerda, o casal Frédéric Joliot e Irène Joliot-Curie.

À direita, Irène e Einstein em 1948

IreneJoliotCurie_HISTORY_asset07.jpg
bottom of page